"E disse Deus, Haja... E Houve... E viu Deus que era bom..." O primeiro capítulo do Gênesis traz um ensinamento muito importante sobre o poder das palavras.

O mundo e o universo inteiro vieram a existir pelo poder das palavras de Deus, que revelam na criação, as três camadas onde as palavras podem influenciar algum tipo de impacto.

A própria obra da criação foi realizada em três estágios onde a palavra de Deus atuou como blocos de construção, sobre a qual tudo permanece edificado.

O primeiro estágio do poder das palavras é chamado de verbalização, que é sintetizado pela expressão "E disse Deus: Haja..."

A verbalização exerce influência sobre a vontade das pessoas conduzindo-as quase que imperceptivelmente ao segundo estágio, que corresponde na obra criadora à frase [... E houve]. Já o terceiro estágio do poder das palavras descreve o reconhecimento divino à tudo que sua palavra havia feito [...E viu Deus que era bom].
"E disse Deus: Haja luz; e houve luz. E viu Deus que era boa a luz." Gênesis 1:3-4

Palavras que Criam

Sem dúvida, as palavras têm uma enorme participação nos processos criativos. E a principal diferença entre o Ser Humano e as outras espécies é a habilidade de usar palavras, de falar. O sopro de Deus nas narinas do homem, o fez alma vivente e o deu também um espírito que pode verbalizar e articular a fala.
É o que o Talmud (Targum Onkelos, traduções e comentários bíblicos em Israel e Babilônia) chama de"ruah memallelah", "o sopro falante".
"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Gênesis 2:7
A habilidade de falar está em conexão com a capacidade de pensar. Se falamos, também pensamos e assim podemos imaginar e projetar um mundo diferente do nosso. Falar, pensar e imaginar são partes do processo criativo, são etapas para o surgimento de novas idéias.
E a criação do universo começou assim, com uma palavra criativa, uma idéia, um sonho, uma visão.
As palavras formam uma linguagem, e com ela, a capacidade de pensar e de lembrar do passado, e de poder conceptualizar o futuro. Isto faz de nós seres únicos que refletem a capacidade dada diretamente por Deus.
Assim como Deus fez o mundo natural através de sua palavra ("E disse Deus: Haja... E houve..."), nós fazemos, moldamos e influenciamos o nosso mundo humano com as palavras que saem da nossa boca. É por isso que as escrituras levam as palavras tão a sério.
"A morte e a vida estão no poder da língua." Provérbios 18:21
O que você fala, as palavras que verbaliza podem influenciar todo o seu ambiente. Palavras automaticamente estimulam o imaginário e a projeção futura do ser humano. Por isso, têm o poder de incentivar, motivar e transformar comportamentos, mas também podem desanimar toda uma nação, pois podem modificar a vontade humana.
"E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes;" Números 13:25-28
"Então toda a congregação levantou a sua voz; e o povo chorou naquela noite." Números 14:1
Interessante constatar que o Deus eterno, que tem todo o poder, não se revela ao homem através de forças poderosas como o sol, nem pelas estrelas, nem pelo vento, nem por tempestades, mas a sua revelação é feitas pelas palavras, que nos faz parceiros de Deus na sua obra redentora.
"porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo;" 1 Reis 19:11-12
"e depois do fogo uma voz mansa e delicada. E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora" 1 Reis 19:12-13

O Segundo Estágio do Poder das Palavras

"E disse Deus: Haja... E houve." A segunda camada do poder das palavras é para nós a mais difícil. Uma coisa é você ter uma idéia, um sonho ou uma visão. Outra é poder executá-la. Há uma sombra entre a imaginação e a ação. Entre o sonho e a realidade surgem dificuldades, oposições e a falibilidade da vontade humana.
Aqueles que tentam fazer algo e falham, têm a tendência a acreditar que "nenhum objetivo pode ser atingido, e que o mundo é assim mesmo, irá de mau a pior". Mas o ensinamento bíblico mostra que essa não deve ser a nossa expectativa.
O mundo é sim um lugar difícil, laborioso, cheio de situações indesejáveis e reviravoltas. Mas nessas horas é preciso ter fé. Há uma frase rabínica muito interessante, "mahashva tova HaKadosh barukh Hu meztarfah lem'aaseh", "Deus considera a boa intenção como se fosse praticada".
Quando há boa intenção na vontade humana, Deus se une a essa boa vontade para ajudar-nos a realizá-la. Ele nos dá a força necessária para atingirmos a nossa necessidade, se não agora, em um tempo oportuno.
O primeiro estágio em que as palavras influenciam é a imaginação, o segundo é a camada de pensamento relacionada com a vontade, o querer. A inviolabilidade da vontade humana é apressentada como uma das características mais distintas da bíblia.
Há várias correntes filosóficas, todas ligadas a algum tipo de pensamento determinista, que pregam que a vontade humana não passaria de uma ilusão - Nós seríamos guiados por outros fatores como o código genético, instinto, forças sociais ou econômicas. E a idéia de liberdade seria um mito.
Mas as escrituras mostram com entusiasmo que nós não somos máquinas pré-programadas. Somos pessoas que possuem vontade própria. E de Gênesis a Apocalipse, recebemos a chamada para exercermos esta liberdade, expressada primeiramente por nossas palavras.
Se as palavras forem boas, essa camada relacionada à vontade humana irá ser influenciada por boas coisas, pois bondade estará passando por nossas mentes com pensamentos bons, pois tudo o que fazemos ou imaginamos passa pela aprovação mental primeiro.
Se suas palavras forem boas, você despertará boa imaginação, boa projeção mental nas pessoas que te cercam, você influenciará o seu ambiente humano de forma positiva. Palavras de amor podem salvar uma vida, enquanto que palavras de desamor geram vontade de tristeza e discórdia.
As palavras de união, perdão, compartilhamento, ajuda mútua, companheirismo, igualdade, justiça e liberdade têm um enorme poder de gerar boa vontade nas pessoas, e a vontade é a ponte que liga a imaginação ("..Haja..") à prática propriamente dita ("...E Houve..").

O Terceiro Estágio do Poder das Palavras

"E viu Deus que era bom". Esta fase de do poder das palavras é talvez a mais difícil de se entender. A princípio pode soar redundante a frase "E viu Deus que era bom", pois tudo o que Deus faz é realmente bom. O mundo criado no princípio não era mau.
E este mundo ainda pode ser um local de benção e do bem. A vida espiritual não pode ser buscada em detrimento da vida humana. Nós somos um misto de pó da terra, com o sopro divino em nosso interior. Somos seres únicos, com esta natureza dualista, somos espirituais, mas somos matéria também.
Deus quer que façamos parte deste mundo, e que venhamos a influenciá-lo de forma positiva, lutando suas batalhas, alegrando-se na alegria, chorando nas suas tristezas, celebrando nas vitórias, mas que tudo seja feito por meio da sua palavra.
"Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." João 17:15
Na batalha, tenha uma palavra de ânimo, na tristeza tenha uma palavra de consolo, na alegria tenha uma palavra de celebração.
"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;" Romanos 12:15

As Palavras Despertam o Melhor ou o Pior

Não é raro encontrar em reformatórios ou prisões, jovens que tinham um potencial muito grande de se tornarem bons cidadãos. Eles, como nós, tinham sonhos, aspirações. Com certeza não queriam ser criminosos.
Mas buscando saber melhor sobre suas orígens, vemos que uma grande maioria vêm de famílias problemáticas de condições muito difíceis. Poucos, ou quase niguém se importou de realmente cuidar e ouvir esses jovens. Não receberam um ensinamento do valor de se atingir os seus objetivos por meio do trabalho, ao invés da violência e da quebra da lei.
E o principal problema é que eles não têm o sentimento básico de auto-respeito, nem o senso de valor próprio. Talvez porque ninguém um dia, os tenham dito de seu valor como seres humanos, filhos amados por Deus.
Enxergar que alguém é bom, e dizer isto a essa pessoa, é um dos maiores e mais poderosos atos criativos. Com certeza há seres humanos irrecuperavelmente maus, mas estes são poucos. Dentro de quase todos os homens há algo bom e positivo, mas é tão frágil que pode ser facilmente destruído por palavras erradas.
O bem que está no interior de nós, geralmente só cresce quando exposto à luz do reconhecimento de alguém. Ver o bem em outras pessoas e reconhecer este bem, é ajudar, é fazer com que esta pessoa possa "se ver em um espelho o reflexo de si mesmo", e assim poder se compreender de uma forma melhor.
E este processo de reconhecimento é feito de várias formas, mas principalmente por suas palavras. Pelas palavras de reconhecimento, você ajuda as pessoas e se tornarem o melhor que elas poderiam ser. Por suas palavras se dá o nascimento da criatividade na alma das pessoas.
O que não pode ser feito por meio de críticas negativas, mas pela busca do bem nas pessoas, ajudando-as a reconhecer e encontrar o melhor delas mesmas.
"E viu Deus que era bom", esta é a maior e mais significante e mais linda parte da obra de toda criação. Quando reconhecemos o bem nas pessoas e as ajudamos a se tornarem melhores. O poder está nas sua palavras.

2 comentários:

Obrigado pela visita!!! Comente sobre o Assunto...